Yetwene - project diamond

A mina

Yetwene - project diamond

A mina do "Projecto Yetwene"
Mine

Yetwene - project diamond

Pesquisa e Prospeção

Após os trabalhos de prospeção foi possível identificar, com um grande grau de precisão, as reservas e recursos presentes em ambas as margens dos rios Chicapa e Lumanhe. Reservas de 1 621 000 Qts, resultantes da prospeção realizada em apenas 17% da concessão, com teor variável de 0,26 Qts/m3 e um tamanho médio de pedra que varia de 0,35 a 0,51. Caracterizado por apresentar mais de 70% de diamantes de qualidade gema e variedades de tonalidades (azuis, rosas e amarelos).
Pode produzir inicialmente o aproximado a 13 800 Qts/mês, com o arranque de duas unidades de tratamento no primeiro ano, o que corresponde a, aproximadamente, 96 500 Qts/ano. Com o inicio de uma segunda frente dos trabalhos (2.º ano), perspetivamos uma recuperação anual aproximada de 290 000 Qts.
O preço de venda mínimo, no mercado internacional, será de 350 USD.
A mina do “Projecto Yetwene” está integrada na bacia hidrográfica do Chicapa. Trata-se de uma das bacias com maior potencial diamantífero. É economicamente viável uma vez que nesta, instalou-se um número considerável de Corpos kimberlíticos conhecidos e promissores, e estão bem documentados e identificados ao longo do rio Chicapa, tais como as linhas de entradas de Camachico e Camatchia na concessão de Luo, e o grande complexo de kimberlitos de Camafuca - Camazambo, situado a cerca de 30 Km a sul da concessão Yetwene. É um facto reconhecido que as pedras diamantíferas de alto valor, coloridas e de variados formatos, estão associadas aos depósitos primários e secundários do sistema de drenagem do rio Chicapa.
Exploração e prospeção mineira
Yetwene - project diamond

Exploração e prospeção mineira

Zona de concessão
Yetwene - project diamond

Zona de concessão

Trabalhos de mineração
Yetwene - project diamond

Trabalhos de mineração

No âmbito do estudo de investigação geológico-mineiro, realizado durante um período de 2 anos, tendo em vista o apuramento da viabilidade do projeto, bem como o cumprimento dos objetivos da fase de prospeção, que envolvia uma área de raio de 17 % da concessão, foi realizado um investimento total de 6 000 000 USD.
Estudos efetuados através da empresa Xcallibur, dão-nos uma previsão de vida útil da mina de 10 a 20 anos, com um potencial de 5.000.000 Qts.
De salientar, que o ponto mais importante da concessão Yetwene, é que a maior parte da área de contrato da concessão é virgem logo, o seu potencial económico não é conhecido. A curto prazo, o “Projecto Yetwene”, implementará um plano de prospeção agressivo e sistemático, no intuito de identificar e assimilar de forma mais eficiente, as reservas e recursos adicionais na área norte da concessão, designada por Chicapa Norte.
Estes parâmetros estão dentro dos limites económicos perfeitamente aceitáveis, e demonstram que os depósitos agora objeto de prospeção, são economicamente viáveis. É importante realçar que não há provas da existência de atividade de prospeção fora da área Lumanche-Chicapa Sul, em nenhum período da história das atividades de prospeção e produção na concessão Yetwene. Este facto, influencia, consideravelmente, o potencial das reservas existentes.
Retroescavadora
Yetwene - project diamond

Retroescavadora

Camião basculante
Yetwene - project diamond

Camião basculante

Mine

Yetwene - project diamond

Exploração

De acordo com as características geológicas da área do Projecto Yetwene, o Departamento de Exploração optou pelo método de exploração a céu aberto, com um parâmetro de cortes de largura compreendida entre 12 e 15 metros, e um cumprimento mínimo de 100 metros. Os trabalhos de remoção e rebaixamento serão sempre paralelos aos cortes já extraídos, para permitir a reposição do ecossistema da zona degradada.
Foi assegurado um investimento na ordem dos 14.000.000,00 (quatorze milhões de doláres norte americanos), em equipamentos para exploração e 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil doláres norte americanos), para a recuperação de áreas degradadas, num horizonte de 5 anos.
Para se atingir a meta de produção mensal de 13.800 quilates, previstos para o primeiro ano, será feita uma extração média de 55.200 m3 de minério, e uma remoção de 276.000 m3 de estéril. A operação de carregamento será realizada por retroescavadoras, com destaque para a CAT 349D de 3,1 m3, CAT 390D de 4,6 m3 e pá carregadeiras CAT 966 de 4 m3. O transporte será realizado pela frota composta por camiões CAT 740B de 23 m3, e os trabalhos auxiliares, são realizados por diversos equipamentos de entre os quais destacamos os tratores CAT D7R, CAT D8R, CAT D9R e motoniveladora CAT 14H.

Yetwene - project diamond

Tratamento Mineiro

O Projecto Yetwene irá tratar, em média, 125 m3/h de minério, cerca de 385.560 m3 no primeiro ano. Um processo que segue as seguintes cadeias:
  • separação granulométrica;
  • separação densimétrica;
  • concentração de diamantes por Raio-X;
  • Picagem de diamantes.
Para o segundo ano, estima-se tratar em média 219 m3/h de minério, cerca de 1 135 296 m3/ano. Aproximadamente usd 4.000.000,00 (quatro milhões de dólares americanos), foram investido nas Lavaria (PT MB 100, DMS 50 THP e Double Stage flowsort Machine).
No âmbito de expansão do projecto, pretendemos aumentar a capacidade de produção no segundo ano, com a entrada em funcionamento da terceira central de tratamento MB150, ao reinvestir aproximadamente usd 7.000.000,00 (sete milhões de dólares americanos), das receitas líquidas das vendas da produção do primeiro ano. Estimando-se um crescimento da produção, para até 24 000 Quilates/mês.

Yetwene - project diamond

Infraestrutura

Como premissa sine qua non para o funcionamento e desenvolvimento da Empresa, foram realizados investimentos em infraestruturas necessárias, nomeadamente:
  • vias de acesso;
  • alojamentos;
  • salas de recreação e desportivas;
  • armazéns;
  • oficinas;
  • entre outros.
com vista a garantir o pleno exercício das atividades e a obtenção dos resultados preconizados.
Os investimentos em infraestruturas atrás mencionados, estão avaliados, aproximadamente, em usd 6.000.000,00(seis milhões de dólares norte americanos).

Yetwene - project diamond

Trta-se de uma das bacias com maior potencial diamantífero

Parceiros

Contamos com os melhores parceiros para continuarmos a desenvolver as áreas onde nos encontramos a operar

Onde estamos

Temos operações em Angola, Portugal, Emirados Árabes Unidos e África do Sul
Mountain Stability

PORTUGAL

ANGOLA

SOUTH AFRICA

EMIRATES

Visite-nos

Avenida Talatona,
Condomínio da Ensa, n.º 45A
Luanda - Angola

Mountain Stability

244 944 290 030
geral@mstability.com